Já pensou em transformar seu negócio sustentável do ponto de vista econômico e ambiental? Pois bem, há na logística uma área que tem como foco exatamente o reaproveitamento ou o descarte apropriado de materiais que já foram utilizados no processo produtivo. Ela é chamada de Logística Reversa.

Além de ambientalmente amigável, a Logística Reversa pode ser empregada para otimizar os lucros do seu negócio. Ao conseguir retornar para os processos industriais os resíduos gerados por sua atividade econômica, a empresa pode lucrar com o que antes era literalmente jogado no lixo.

Mas afinal, o que é logística reversa?

A Logística Reversa tem por objetivo planejar, operar e controlar o fluxo dos materiais residuais após a finalização do ciclo de vida de um produto, bem como as respectivas informações logísticas, de forma a garantir retorno de tais bens novamente ao ciclo produtivo.

Sua efetivação se dá por meio de sistemas que promovem a coleta, o transporte, a separação e seleção dos materiais até o seu reuso, ou a destinação final, dos resíduos gerados após o consumo dos produtos. Ou seja, em linhas gerais, essa área da Logística faz o caminho inverso do produto, ao pensar no retorno dos resíduos desde o consumidor final até as instalações de sua empresa ou parceiro. A Logística Reversa está intrinsicamente ligada ao novo conceito de prática econômica chamada de Economia Circular.

Além disso, a Logística Reversa pode ser caraterizada por duas vertentes: a de pós-venda e a de pós-consumo. Na primeira, o foco são os produtos devolvidos por ineficiências nos processos comerciais ou industriais. Já a segunda tem por característica buscar os resíduos dos produtos que já foram adquiridos e/ou consumidos e que podem regressar para o ciclo produtivo, seja para reciclagem, reuso ou reprocessamento.


PNRS e Logística Reversa

Com a aprovação em 2010 da Lei 12.305, que instituiu da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), as empresas brasileiras passaram a ser corresponsáveis pela destinação do lixo que produzem. Entretanto, o que em uma primeira análise pode parecer um problema, na realidade tem potencial para se transformar num diferencial para o seu negócio.

Como já dissemos, a implementação correta da Logística Reversa, ou seja, do conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar destino apropriado para os resíduos gerados por uma empresa, pode ser utilizada como uma estratégia para atrair consumidores, que estão cada vez mais bem informados e consideram o fator da sustentabilidade ambiental na hora de adquirir um produto.

Como implementar a Logística Reversa em minha empresa?

Essa é a pergunta que todo gestor e empreendedor deve estar se fazendo ao ler este texto. A resposta não obedece uma lógica simples e também não existe uma fórmula mágica para sua aplicação, uma vez que cada ramo da atividade econômica tem suas especificidades. Entretanto, existem alguns passos que toda empresa deve considerar no início do processo de implantação.

No caso da indústria, o desenvolvimento de produtos é um bom ponto de partida. A escolha dos materiais que serão utilizados para a fabricação, por exemplo, bem como a do tipo de embalagem que será utilizada no novo produto, devem ser feitas pensando na facilidade de seu retorno para a cadeia produtiva e no seu potencial reuso futuro.

Outro caminho a ser perseguido é o de firmar parcerias ao longo da cadeia reversa dos resíduos. Essa medida pode viabilizar um custo menor de coleta e transporte do material que será encaminhado para o reprocessamento, tornando seu valor competitivo do ponto de vista financeiro frente a matéria-prima virgem.

Além disso, também é importante pensar na criação de mecanismos de motivação para que parceiros e consumidores participem do processo. Esta colaboração dos diferentes atores envolvidos no ciclo de vida do produto pode ser fundamental para o retorno e armazenamento do material residual nos pontos de venda, o que facilita a operação e reduz os custos da coleta e separação para o futuro reprocessamento.

Tais medidas, aliadas a estratégias de comunicação e conscientização dos consumidores, são essenciais para viabilizar a Logística Reversa e inserir seu negócio na nova Economia Circular.

A proteção e a sustentabilidade do planeta terra no longo prazo depende da redução do uso dos seus recursos naturais e da minimização do impacto ambiental que nós, seres humanos, estamos causando. A solução desse complexo problema passa pela economia circular, onde os materiais descartados são reaproveitados de maneira economicamente viável, criando dessa forma um círculo virtuoso para as empresas.

Hoje a Logística Reversa é um diferencial competitivo frente aos consumidores, no futuro será fator determinante para a sobrevivência das empresas num cenário de sustentabilidade cada vez mais complexo e desafiador.