É bem provável que você já tenha ouvido falar em Blockchain. Esta é a tecnologia por trás de criptomoedas, como o famoso Bitcoin, e ficou conhecida nos últimos anos por possibilitar o registro de transações de forma confiável e imutável. Mas suas aplicações vão muito além do mercado financeiro. No Supply Chain, a implantação dessa tecnologia já está se tornando uma realidade em grandes empresas e promete revolucionar a cadeia de suprimentos em escala global num futuro próximo.
E esta promessa faz muito sentido. O Blockchain fornece a possibilidade para gestores de Supply Chain de trabalhar com o compartilhamento de dados confiáveis, partilhando informações de forma consistente entre os parceiros da cadeia de fornecimento, clientes e consumidores. Com essa confiabilidade de informações, decisões mais assertivas podem ser tomadas, diminuindo o desperdício de tempo e materiais e aumentando o controle sobre os elos da cadeia de suprimentos.
Blockchain: rastreando produtos, processos e incidentes
Um dos grandes desafios para o Supply Chain é garantir a rastreabilidade de produtos, sejam insumos para produção ou o produto final disponibilizado aos clientes e consumidores. Neste sentido, o uso do Blockchain representa uma ferramenta extremamente útil aos gestores da área, visto que possibilita o resgitro e acompanhamento confiável de cada etapa que compõe do ciclo de vida do produto.
Como tais registros não podem ser alterados quando se utiliza a tecnologia de Blockchain, é possível garantir, por exemplo, que a mão de obra utilizada para produzir determinado produto não é fruto de trabalho análogo ao escravo, conferindo ao fabricante o selo de empresa socialmente responsável e, ao consumidor, a possibilidade de um consumo consciente
Mas outras possibilidades ganham forma ao se integrar tal tecnologia ao Supply Chain e têm sido bastante comentadas por especialistas. Com a capacidade de integração da Internet da Coisas, ou IoT, na sigla em inglês, se torna realidade o acompanhamento de cargas perecíveis, por exemplo. Imagine que o Blockchain, aliado a um dispositivo de medição e monitoramento de temperatura que emite informações em tempo real, pode garantir o registro de temperatura de uma carga refrigerada, conferindo a possibilidade de checagem das condições de transporte por todo percurso. Tais informações garantem que a carga foi transportada adequadamente ou se houve alguma variação abrupta de temperatura, capaz de comprometer a qualidade do produto. São registros valiosos, que além de certificar as condições de entrega da carga para distribuidores também garantem que o produto está dentro do padrão necessário para garantir a segurança alimentar da população.
Olhando deste ponto de vista, não é apenas a indústria que tem a ganhar com a adoção do Blockchain, mas também os consumidores e sociedade como um todo, pois terão a possibilidade de verificar se o que estão comprando e consumindo foi produzido de maneira sócio-ambientalmente responsável.
Facilitando registros contábeis e crédito
Em um recente artigo publicado na Harvard Bussiness Review, os autores Vishal Gaur e Abhinav Gaiha sustentam que o Blockchain aplicado na cadeia de suprimentos pode contribuir para melhorar o acesso de empresas ao crédito voltado para capital de giro.
A motivação para tal afirmação passa pela transparência de dados possibilitada pela tecnologia. Considerando que bancos, por falta de informações sobre a qualidade de passivos e ativos das empresas tomadoras de crédito, aumentam os custos de transações a fim de controlar os riscos que estão envolvidos nos financiamentos e empréstimos.
Esse cenário, especialmente ruim para pequenos e médios negócios, muda de panorama com a tecnologia de Blockchain ao permitir que empresas apresentem informações registradas de forma confiável e sem possibilidade de adulterações para garantir a capacidade de pagamento do crédito adquirido. Espera-se com isso que os custos adicionais oriundos do cálculo de risco dos bancos diminua, melhorando o acesso ao crédito para quem precisa.
Como podemos perceber, os desdobramentos que a tecnologia do Blockchain trará são muitos e atingem as mais diversas áreas do Supply Chain e das empresas como um todo. Por isso, estar atento para as mudanças tecnológicas que estão em gestação é primordial para entender qual mundo nos aguarda num futuro próximo. Sem dúvida, em pouco tempo o Blockchain se tornará uma ferramenta acessível e que permitirá diminuir perdas e melhorar os processos e os resultados de seu negócio.